Um dos monumentos que mais me chamou a atenção foi o Monumento ao Holocausto (Holocaust Denkmal - http://www.holocaust-denkmal-berlin.de) - Trata-se um um conjunto de 2711 blocos de concoreto reforçado, cobertos com uma substância anti-pichação, na forma de lápides dispostas em um grande campo de 20 mil metros quadrados!
Projeto do arquiteto norte-americano Peter Eisenman, o "campo de estelas" (colunas em quem se fazem inscrições funerárias) está localizado no centro de Berlin, a alguns metros de onde supostamente ficava o bunker onde Adolf Hitler se suicidou a 30 de Abril de 1945.
Distantes 95 centímetros uns dos outros, os pilares não permitem que duas pessoas caminhem lado a lado no interior do monumento. O objectivo é levar o visitante a avançar sozinho e experimentar o que significa a solidão, a impotência , o desespero das pessoas que foram mortas nos campos de concentração.
A sensação não podia ser outra. De início não senti nada de especial, mas a medida que fui avançando e as "lápides" ficando maiores e maiores (a maior com 4,70 metros de altura), a solidão é o primeiro sentimento, depois vem uma forma de desespero de não saber quem está "escondido" ao lado ou em cima.
Sem dúvida, um dos monumentos que mais me impressionaram!
A visita é imperdível!
Uma dica: percorrer os corredores durante a noite, é mais assustador ainda!
Mais fotos em: http://picasaweb.google.com/emailsdomax/MonumentoAoHolocaustoHolocaustDenkmal#
Tschüss!
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário